segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Blogues e participação cívica

@ Luísa Teresa Ribeiro

Os “blogues estão a (re)acender o debate sobre as cidades” é o título de uma reportagem de Alice Barcellos, publicada na edição de ontem do Público, na qual os autores dos «principais blogues urbanos do país» dizem que estes espaços «surgiram para colmatar a falta de discussão pública sobre os assuntos locais e tentar melhorar aquilo que está mal».

João Canavilhas, professor na Universidade da Beira Interior e investigador no Labcom (Laboratório de Comunicação Online), defende que «muitos destes blogues nascem da impossibilidade do comum cidadão publicar nos jornais regionais» e que «um blogue genuinamente produzido por um cidadão, ou um grupo de cidadãos, sem interesses políticos é uma excelente forma de participação cívica». No entanto, também lembra que «há blogues que são apenas mais um palco para as oposições e blogues anónimos que servem apenas para achincalhar os autarcas».

Um dos blogues citados na reportagem é o Avenida Central, que acaba de completar dois anos, ao longo dos quais tem procurado abrir novos caminhos para a participação cívica.

Para saber mais sobre blogues regionais vale a pena ler o artigo “Blogs regionais como espaços de cidadania e participação”, de Catarina Rodrigues, na Revista Prisma.

Sem comentários: