quinta-feira, 6 de março de 2008

Onde estão as Simone de Beauvoir?


“Mulheres e Media” e a “Mulher na Publicidade” são dois dos temas em análise na tertúlia “Onde estão as Simone de Beauvoir?”, que decorre amanhã e sábado, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca (aqui e aqui), em Braga.

Destinada a assinalar o Dia Internacional da Mulher, esta jornada de reflexão está enquadrada na preparação do Congresso Feminista 2008, que se realiza entre 26 e 28 de Junho, em Lisboa.

Amanhã, a partir das 15h30, há uma homenagem a Simone de Beauvoir, seguindo-se reflexões sobre “Feminismos, Cidadania e Movimentos Sociais” e sobre as “Mulheres e Media”. A abordagem desta última temática está a cargo da professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho Zara Pinto Coelho.

No sábado, pelas 21h00, a discussão centra-se na “Conciliação da Vida Familiar e Profissional” e na “Mulher na Publicidade”. A questão da publicidade é explorada pela docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho Silvana Mota Ribeiro.

Deixo aqui o trabalho que publiquei, em 2006, no Diário do Minho, sobre a tese de mestrado de Silvana Mota Ribeiro, que deu origem ao livro “Retratos de Mulher - Construções sociais e representações visuais do feminino”.

1 comentário:

Anónimo disse...

No Dia Internacional da Mulher, recomendo a leitura ou releitura de "O Segundo Sexo", da Simone de Beauvoir.

Madalena Ribeiro