sábado, 19 de janeiro de 2008

«O computador não é apenas um electrodoméstico bonito»

Um inspector da Polícia Judiciária de Faro disse, ontem, aos pais para não abandonarem os filhos em frente ao computador, aconselhando-os a falarem com as crianças sobre o que é que elas fazem na Internet e a orientarem as suas escolhas, como noticia a Agência Lusa.

Constatando que é impossível tirar os computadores da vida dos filhos, Ricardo Valadas aconselhou os pais a conhecerem as regras de segurança, tais como nunca efectuar "downloads" sem saber o seu conteúdo, nunca responder a mensagens de correio "spams" e não manter páginas na Internet com fotos das crianças.

Em seu entender, o computador «não é apenas um electrodoméstico bonito ao fundo da sala», nem o «contacto das crianças com o mundo virtual». «O mundo virtual não existe, tirem isso da cabeça, o que há são pessoas e o computador traz problemas ou alegrias com pessoas do mundo real, porque só há mundo real», afirmou.

Um alerta que não é novo, mas que continua a ser muito pertinente, uma vez que a Internet é cada vez mais uma ama universal.

Há números e fenómenos que devem fazer pensar. Segundo a Agência Lusa, a linha portuguesa para denúncia de conteúdos ilegais na Internet, a Linha Alerta, identificou no ano passado 256 casos de pornografia infantil e 33 sites com conteúdos racistas e xenófobos.

Sem comentários: