domingo, 9 de dezembro de 2007

Televisão «contribui para a destruição da infância»



Director pedagógico do “Público na Escola” em lançamento de livro infanto-juvenil

O director pedagógico do projecto “Público na Escola” aproveitou ontem a apresentação do livro infanto-juvenil “Boa noite, Mariana”, da autoria de Salvador Sousa e Mariana Sousa, com ilustrações de Arlindo Fagundes, para alertar para os perigos que a televisão apresenta para a infância.

Segundo a edição de hoje do Diário do Minho, Eduardo Jorge Madureira Lopes sublinhou que diversos estudiosos dos efeitos da televisão consideram que esta «contribui para a destruição da infância, ao fornecer informação não tratada nem adaptada à idade de cada um». Em causa estão «conteúdos sem qualquer espécie de filtragem e por vezes impróprios para a idade das crianças».

O professor defendeu, de acordo com a mesma fonte, «a necessidade de valorizar cada vez mais a leitura face à enxurrada de conteúdos que são continuamente transmitidos pelos “mass media”, com destaque para a televisão». Em seu entender,«a leitura permite seleccionar a informação ou histórias adequadas para cada idade, ajudando, assim, a preservar a infância».

Este alerta para a questão da televisão e da infância é particularmente pertinente numa altura em que se prepara um novo contrato de concessão de serviço público de televisão e a proposta apresenta algumas lacunas, como foi salientado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Sobre esta matéria é obrigatório acompanhar o trabalho da investigadora Sara Pereira, nomeadamente através da leitura das obras “Por Detrás do Ecrã - Televisão para Crianças em Portugal” e “A Minha TV é um Mundo – Programação para Crianças na Era do Ecrã Global”.

A ler nas páginas 5 e 17 do Diário do Minho de hoje

Sem comentários: