Reflexões em torno da comunicação, nas suas mais variadas formas, e não só. Um exercício de cidadania. Por uma jornalista, que será sempre a culpada. Pelo menos por aqui...
sábado, 8 de dezembro de 2007
Magia ou maldição?
«(...) Hoje, ao folhear a gazeta da rua de Gil Vicente, houve algo que me bateu forte, preenchendo o meu coração de alegria e contentamento. Uma nova coluna, encimada pela mão que acaricia o rato, com um título galvanizante e inspirador: Blogosfera em Guimarães. (...) Desci pela coluna abaixo. Ao chegar ao rodapé, encontrei uma prevenção: “Não serão publicados excertos de blogues não identificados, ou com pseudónimos”. Deu-se-me um nó na moleirinha. Então, ele agora há blogues não identificados? Blogues com pseudónimos? Os blogues têm nome de baptismo e inscrição no registo civil? (...) Homessa!, quem se julgam esses tais blogues para ousarem usar pseudónimos? Um blogue com pseudónimo não é mais do que um pseudoblogue. (...)»
Aldo Nim, 7.12.2007
Café Toural
«O anonimato faz parte da magia ou da maldição da Internet como plataforma de comunicação?» (Pablo Boczkowski)
«As pessoas estão isoladas de exemplos sociais e sentem-se a salvo da vigilância e da crítica. Este sentimento de privacidade fá-las sentirem-se menos inibidas com os outros. E faz com que lhes seja mais fácil discordar, confrontar ou objectar as opiniões dos outros» (Sproull e Kiesler).
Em Castanheira, 2004: 85 e 81
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário