sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

E, contudo, eles blogam


A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) denunciou que cerca de dois mil blogues de dissidentes políticos chineses nos Estados Unidos foram fechados, num forte ataque de "hackers" (piratas informáticos), provavelmente oriundos da China.

Segundo a Agência Lusa, a plataforma boxun.com/blog foi «abaixo no dia 24 de Dezembro», depois de «um ataque distribuído de negação de serviço (DDOS, sigla em inglês para “Distributed Denial of Service Attacks”), que consiste em bombardear a rede com um número excessivo de pedidos de conexão».

Em Agosto, a Boxun já havia sofrido um ataque do mesmo género, que provocou a suspensão de cerca de dez blogs.

Apesar das restrições, a blogosfera chinesa está em crescimento. Um estudo realizado pelo Centro de Informação da Rede de Internet na China, citado pela Agência Lusa, indica que 47 milhões de chineses (um quatro dos internautas daquele país) já criaram blogues, mas apenas 36 por cento os actualizam.

O mesmo trabalho refere que houve um aumento do número de blogues em relação a Setembro de 2006, quando havia 34 milhões e uma taxa de actualização de cerca de 30 por cento. No entanto, os bloggers são apenas cerca de 3,6 por cento num país com 1.300 milhões de habitantes.

Vale a pena ler aqui o relatório dos Repórteres Sem Fronteiras sobre a China.

Sem comentários: