sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mudar a imagem não basta



Os resultados do Estudo de Mobilidade à População Residente no Concelho de Braga foram apresentados em Maio do ano passsado. No parecer técnico, o coordenador do Plano de Acção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – Mobilidade, Transporte e Logística, António Peres Babo, defendia o prolongamento da actual linha ferroviária até Gualtar, que, para além de descongestionar o centro da cidade, incrementaria a mobilidade e tornaria o transporte público mais atractivo.

Os Transportes Urbanos de Braga levaram nove meses a gerar uma solução que responda às necessidades da população que diariamente tem de fazer o trajecto entre a Estação da CP e a Universidade do Minho, tendo apresentado na passada segunda-feira a “carreira 43”.

O lançamento desta ligação está a ser acompanhada por uma campanha de publicidade, com o slogan “You Tub” e a imagem “cool” do corpo de uma jovem, que pode ser lida como uma tentativa de tornar mais atractiva a transportadora aos olhos dos estudantes. Aguarda-se, agora, com expectativa a estratégia da empresa para a área da informação/divulgação/promoção na Internet...

A aposta na juventude é crucial no ponto de vista da criação de hábitos de utilização dos transportes públicos, com os consequentes benefícios ao nível da melhoria da mobilidade na cidade e da qualidade ambiental. Do ponto de vista estritamente empresarial, a captação de novos clientes é decisiva para a sustentabilidade da empresa municipal, que se continua a queixar da reiterada discriminação na atribuição de verbas públicas.

Mudar de imagem e apresentar uma carreira não são, contudo, a solução milagrosa para revolucionar a mobilidade da cidade, que assenta na utilização do automóvel. Braga continua sem um sistema integrado de transportes e não se tem vislumbrado qualquer pensamento estratégico acerca desta matéria. É verdade que foi feito o Estudo de Mobilidade, mas este documento não é um plano estruturado de desenvolvimento. Em ano de eleições, aguardam-se as propostas...

[Publicado no Diário do Minho, de 23 de Fevereiro de 2009]

Sem comentários: