Reflexões em torno da comunicação, nas suas mais variadas formas, e não só. Um exercício de cidadania. Por uma jornalista, que será sempre a culpada. Pelo menos por aqui...
domingo, 24 de agosto de 2008
Quanto vale uma medalha?
Um evento desportivo, especialmente de grande dimensão, nunca se resume apenas à competição entre os atletas.
Para além da disputa desportiva propriamente dita e do significado simbólico que isso poderá ter para os respectivos clubes/países, há uma série de questões bem mais tangíveis, onde se incluem o dinheiro que se ganha e que se perde (veja-se a associação das marcas ao futebol).
No caso dos Jogos Olímpicos de Pequim, «ser uma das patrocinadoras é, para muitas marcas, uma excelente oportunidade para crescer num mercado de elevado potencial, além de que podem servir também para angariar parceiros locais». Nesta competição, a medalha de ouro vai para a Coca-Cola, apontada como a «mais eficaz».
Em relação à participação nacional, Nelson Évora ganhou uma medalha de ouro e Vanessa Fernandes uma medalha de prata. O país respirou de alívio, Vicente Moura reconsiderou a sua saída e as marcas esfregaram as mãos.
Vanessa Fernandes «leva vantagem» em relação a Nelson Évora na associação às marcas, tendo até protagonizado um anúncio da Nike específico para o mercado português. A participação olímpica da atleta portuguesa reforça «o seu estatuto» e faz com que continue a «ser um alvo interessante para as marcas que queiram apostar no seu perfil».
Os 17,67 metros no triplo-salto asseguram, no entanto, uma subida em flecha do «valor da imagem» de Nelson Évora. A sua “marca” vale agora, depois do ouro de Pequim, entre 10 e 15 milhões de euros, dependendo das escolhas que fizer (valor bem mais baixo do que o de Cristiano Ronaldo).
O salto vencedor fez bater outros recordes. Numa competição onde a aposta era na "revolução digital" e em que houve experiências bem conseguidas, a notícia disponibilizada pelo Sapo «somou 1.300 cliques por minuto», 120.000 cliques no fim do dia. O MaisFutebol diz que a notícia “Pequim 2008: Nélson Évora de ouro!” foi a mais lida em oito anos e que a página onde foi possível seguir ao minuto a prova do atleta português nos Jogos Olímpicos tinha sido acedida 130.561 vezes. Também o site oficial de Nelson Évora bateu recordes de acessos.
Na televisão, a RTP preparou a maior cobertura de sempre dos Jogos Olímpicos. A prova de Nelson Évora, transmitida pela RTP2, foi vista por 585.400 espectadores, mas nem a vitória – com direito a entrevista em directo no Telejornal – conseguiu tirar as telenovelas da TVI do topo das audiências. No entanto, apesar do pouco entusiasmo, os portugueses gostam de ver a bandeira nacional subir no mastro principal, ao som d’”A Portuguesa”.
Os Paralímpicos são entre 6 e 17 de Setembro. A representação portuguesa está a postos para a competição, apesar de envolver valores bem mais modestos, que normalmente contrastam com os resultados alcançados.
Pois é, quanto vale uma medalha?
Caricaturas de Nelson Santos
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1 comentário:
"Pois é, quanto vale uma medalha?"
Depende da medalha! E de quem a ganha...
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