sábado, 12 de janeiro de 2008

Onde andam as mulheres?

Alguns amigos já me tinham dado conta da impressão de que há poucas bloggers. Como não me lembrava de números sobre o assunto, mantive a dúvida.

Bem sei que há «três tipos de mentiras: as mentiras, as malditas mentiras e as mentiras estatísticas» – frase geralmente atribuída a Benjamim Disraeli, primeiro ministro da rainha Vitória, mas também há quem a atribua a Mark Twain (Granieri, 2006: 137) –, contudo ontem fiquei apreensiva.

Daniela Bertocchi falava ontem, no obrigatório Intermezzo, do anuário “Medios de Comunicación-El Escenario Iberoamericano. Tendencias‘07”, editado pela Fundación Telefónica e pela Ariel. E destacava, no capítulo dos jornalistas-bloggers, que «3 em cada 10 blogues são mantidos por mulheres».

A questão pode parecer irrelevante, mas ganha outra dimensão se a inserirmos no contexto mais vasto do mundo da comunicação.

Vale a pena ler "Few women rise to top jobs in media, survey shows" [Via Jornalismo & Comunicação], “Redacções têm mais mulheres mas poucas em lugares de chefia” e “Mulheres quase ignoradas no universo das notícias”. E, depois, reflectir....

(Os resultados do estudo também podem ser encontrados, por exemplo, no
Indústrias Culturais, Comunicação Empresarial, e-Periodistas ou Jornalismo & Internet)

Sem comentários: