quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Escolhas


O número de blogues é astronómico (em finais de Agosto, o Technorati, indexador de diários virtuais, calculava que o número de blogues activos no mundo se cifrava em quase 1 bilhão) e não pára de aumentar.

Como é impossível seguir tudo o que se passa na blogosfera, as pessoas seleccionam uma ínfima parte, como demonstra um estudo da empresa AskJeeves.

Como em tudo, na blogosfera há os bons, os maus e os assim-assim. Alguns dos melhores, ou pelo menos assim deveria ser, estão agora na lista de candidatos ao prémio de melhor blogue português (MBP07).

Olhando para os candidatos das categorias já anunciadas reconheço alguns dinamizados por pessoas com ligações a Braga.

O Avenida Central, de Pedro Morgado, consegue a dupla nomeação para melhor blogue generalista e melhor blogue de cidade/região. O Fotocafé, de Pedro Guimarães, está nomeado na categoria de fotolog. Na categoria de educação consta o Educomunicação, que conta com a participação dos investigadores da Universidade do Minho Manuel Pinto e Sara Pereira.

Pode haver mais, mas estes fazem parte da minha ínfima lista de blogues que sigo atentamente, fazem parte das minhas escolhas...

Depois da votação do público, que decorreu entre 1 de Outubro e 30 de Novembro, segue-se agora a decisão do júri, que será conhecida no próximo sábado, dia 15 de Dezembro

A competição MBP07, organizada pelo 2.0 Webmania em parceria com diversos sites e serviços nacionais de Internet, pretende «distinguir e enaltecer o que de melhor se produz na blogosfera nacional».

Segundo a organização, o objectivo é criar «uma ferramenta de aferição de qualidade e simultaneamente se encontre um medidor de popularidade dos blogues portugueses».

Em relação às cidades mais participativas na votação do público, Lisboa (22,49 por cento) ficou em primeiro lugar, seguindo-se o Porto (12,58 por cento), Braga (3,9 por cento), Coimbra (2,67 por cento), Aveiro (2,23 por cento), Leiria (2 por cento), Viseu (1,89 por cento), Guimarães (1,67 por cento) e Funchal (1,56 por cento).

Sem comentários: