sábado, 8 de maio de 2010

Fonte inquinada

Uma americana diz ter engravidado ao ver um filme pornográfico 3D enquanto o marido estava em missão numa base militar no Iraque. O marido acreditou na história e, assim, o casal branco teve um bebé negro...

A “notícia" surgiu no jornal de humor brasileiro “Sensacionalista” e foi retransmitida como se de uma história verdadeira se tratasse. Segundo o "Sensacionalista – Um jornal isento de verdade", "mais de 200 sites no mundo inteiro publicaram a notícia do Sensacionalista como se fosse real. Em Portugal, pelo menos quatro sites jornalísticos publicaram a notícia como se fosse fato, assim como na Espanha, México, Inglaterra e França".

Entre os que apresentaram esta história como verdadeira está o i, que não cita qualquer fonte de informação na notícia original. Depois do alerta dos leitores, o jornal diz que usou "várias fontes, não só brasileiras, como também inglesas", e reconhece o erro.

A Exame Informática também publicou a história, citando o site Sensacionalista. No fim da "notícia" aparece agora uma nota a dizer "o próprio site já indicou que se trata de uma notícia falsa, sem qualquer fundamento, e que se dedica a fazer "humor"".

A Agência Financeira e o IOL - Diário publicam a mesma notícia, citando a Exame Informática, que cita o Sensacionalista. Neste caso, note-se que a data que consta como sendo de publicação é 08-05-2010 - 06:23h, quando já há muito já se tinha percebido que a história não é verdadeira.

Este episódio volta a sublinhar a importância da credibilidade das fontes de informação e da confirmação dos factos, num tempo em que a imensa quantidade de dados disponíveis on-line dá a ilusão de que uma boa parte do trabalho já está feita. O caso mostra os perigos de citação em série ou de nem sequer referir a proveniência da informação. Não basta que alguém tenha publicado para que seja verdade...

Por outro lado, há a questão da fotografia, que já foi retirada do "Sensacionalista". «A pedido da família real cuja foto foi usada na "reportagem", o Sensacionalista retirou a imagem do ar e não vai divulgar o nome dos personagens que aparecem fotografados. O site pede desculpas públicas por algum transtorno que tenha provocado à família e reitera que essa não foi sua intenção», pode ler-se no site. Contudo, apesar de ter sido retirada dali, a verdade é que a fotografia mostrando uma mãe branca e um rapaz negro está replicada por sites de todo o mundo.

Nestas histórias do arco-da-velha convém ter uma dose extra de desconfiança, especialmente os jornalistas, a quem se exige uma leitura crítica da realidade. Duvide se ler em algum lado que um homem ficou com leptospirose depois de ter pegado num Magic Mouse...

(Actualizado: 9 de Maio, 16h00)

Sem comentários: