sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Maus-tratos a idosos são uma (triste) realidade


Maria (nome fictício) tem 91 anos e vive infeliz num lar do Norte do país. Esta senhora sonha com uma «casinha pequenina» nas traseiras da habitação de um dos filhos, onde pudesse ficar «arrumadinha» no seu «cantinho». O seu sonho é voltar a ter a casa que um dia já possuiu, mas que os filhos venderam sem autorização. «Eu tinha uma casinha só minha lá na terra onde sempre vivi, onde criei os meus filhos e onde tenho todas as minhas amigas. Mas os meus filhos venderam-na sem eu saber....», conta.

A idosa foi visitar a irmã e por lá ficou uns dias. «Quando cheguei à minha casa vi-a toda fechada e comecei a chorar porque percebi aquilo que tinha acontecido... Eles venderam-me tudo e o que não venderam deram aos vizinhos. Venderam a casa e nunca vi tostão da venda. A casa era minha, eu é que tinha direito ao dinheiro da venda», afirma.

Maria foi a um lar ver um doente e foi naquele momento que ficou a saber que ia permanecer na instituição. «Enquanto estava lá com o doente, eles deviam ter estado a acertar os preços. Só sei que quando saí eles disseram-me que ia ficar aqui. Eles já tinham a minha mala pronta; já estava tudo tratado e a única que não sabia de nada era eu... Nem me perguntaram se queria vir para aqui ou não», explica.

As opiniões de Maria não são tidas em conta, mesmo nas decisões que afectam a sua vida. «Quando vim para o lar fiquei nem sei explicar como. Fiquei perdida, muito triste. Fiquei com aquela ideia de que uma pessoa passa uma vida a educar os filhos e a dar-lhes tudo de bom .... E quando vai para velha está sujeita a andar ao mando deles. Agora eles é que sabem tudo... Fazem as coisas nas minhas costas, trazem-me para um sítio que eu nem sabia, eu vim para aqui na inocência. Se fosse mais nova, ninguém passava por cima de mim», sustenta.

O testemunho desta senhora traduz uma realidade que muitas vezes passa despercebida: o abuso contra as pessoas idosas. Este fenómeno atinge valores preocupantes, apesar da falta de visibilidade pública do problema e de haver poucas investigações em Portugal sobre o assunto.

Um estudo preliminar feito em 2006, na cidade de Braga, mostra que 73 por cento dos idosos da amostra apresentavam pelo menos um indicador de abusos.

O número de idosos que recorrem à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima tem vindo a aumentar, sendo os maus-tratos psíquicos uma das queixas mais frequentes.

Braga, Vieira do Minho e Coimbra são as três localidades onde arrancam as unidades de atendimento psicológico gratuito para pessoas com mais de 65 anos que se julguem vítimas de algum tipo de maus-tratos e negligência.

Aqui ficam os links para reportagem publicada, a 2 de Dezembro de 2008, no Diário do Minho sobre este fenómeno:

Mais de 70 por cento dos idosos são vítimas de maus-tratos

Idosos sentem-se discriminados


Número de atendimentos cresceu 20% de 2006 para 2007


Serviço de atendimento psicológico para idosos vítimas de maus-tratos

[Foto Arquivo Diário do Minho]

1 comentário:

Delta X disse...

Infelizmente esta é uma triste realidade à qual já, tristemente, assisti num dos lares e hospital desta cidade. O idosos são completamentes depositados nas instituições e sem qualquer demonstração de afecto que perdura no período em que por lá permanecem. Cheguei a ter de dar refeições a idosos que foram literalmente abandonados doentes e numa cama de hospital. Um deles ainda tinha mulher e filhos, andaram meses sem lá por os pés e quando lá ia, a esposa, era para maltratar o homem acamado!!!! Espero que nunca um dia, conjuges e filhos destes homens e mulheres de idade, tenham de passar pelo mesmo... mas como a Lei do Carma bate sempre certo, sabe-se lá o que de lá, futuro, virá!!!!!!