sexta-feira, 30 de maio de 2008

Construção em altura...


Gosto de Vila Nova de Cerveira. Apesar de ser suspeita na avaliação, julgo que o município tem adoptado estratégias inteligentes de crescimento.

Apostou na marca “vila das artes” quando muitos concelhos ainda andavam (a andam...) à procura de uma identidade, investiu em infra-estruturas básicas e mais recentemente criou um parque muito interessante junto ao rio Minho, conseguindo um novo pólo de atracção.

Tudo isto tem sido feito com razoável equilíbrio, que contrasta com o caos urbanístico que se verifica em Valença (no essencial subscrevo a análise que é feita aqui).

Há algum tempo apanhei, contudo, um susto ao ver uma placa que anuncia a venda de um terreno «para construção em altura», no espaço que fica situado junto ao Posto de Turismo de Cerveira, à Câmara e ao Arquivo Municipal em construção.

Nem o facto de o anúncio estar agora tombado no chão me deixa mais tranquila. É que o vírus da «construção em altura», associado à edificação desordenada, costuma alastrar rapidamente e fazer estragos que custam muito caro.

Por causa daquele aviso, acrescentei mais uma pergunta à minha lista de dúvidas: o que é que significa exactamente «construção em altura»?

1 comentário:

Anónimo disse...

Construção em altura significa que vai ter muitos pisos. Regra geral acima de 8-10 andares, se bem que numa aldeia 6 ou 7 andares já é construção em altura. No entanto "construção em altura não é o mesmo que "torre". A torre é uma forma de construção em altura em que a altura do edifício é sempre maior que as medidas da base. Ou seja, um prédio com 15 andares se for muito comprido não é uma torre, mas simplesmente "construção em altura em banda".