Reflexões em torno da comunicação, nas suas mais variadas formas, e não só. Um exercício de cidadania. Por uma jornalista, que será sempre a culpada. Pelo menos por aqui...
domingo, 9 de março de 2008
As novas tecnologias ao serviço da mobilização
Os professores foram convocados por SMS para manifestações, indendentemente de quem tenha partido a iniciativa. Os blogues servem, como refere o Público de ontem (pag. 6), para «partilhar desabafos, indignações e explicações sobre como interpretar orientações do Ministério» da Educação, atraindo milhares de pessoas por dia.
A utilização das novas tecnologias ao serviço da mobilização não se verifica apenas para alimentar a contestação dos docentes. É um fenónemo muito mais vasto. Há quem já fale, por exemplo, da "moda" das petições “online”, como dizia um artigo do Expresso da semana passada.
Braga não é imune ao fenómeno. Aos telemóveis e e-mails estão a chegar mensagens que dão conta de uma eventual visita às Sete Fontes, hoje, às 15h00, com concentração no cimo do Bairro da Alegria. A “convocatória” também está nos blogues (por exemplo aqui, aqui, aqui), de forma mais ou menos directa.
Será que também neste caso as novas tecnologias vão ter o poder de mobilizar as pessoas?
[Foto da JovemCoop, num site que vale a pena visitar]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário