segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Projecto inédito na Europa quer proteger crianças dos perigos da Internet


Chama-se Dadus (diminutivo de Eduardo) e tem um blogue. Este é um menino virtual. Os conselhos que dá e os comentários que faz são, na verdade, da autoria do jornalista/escritor António Costa Santos, no âmbito de um projecto inédito na Europa, que visa proteger os menores dos perigos da Internet.

A ideia foi trabalhada durante um ano pela Comissão Nacional de Protecção de Dados e traduz-se no Projecto DADUS, que está pronto para ser implementado nas escolas dos 2º e 3º ciclos do continente. Hoje, Dia Europeu da Protecção de Dados, é apresentado na Assembleia da República.

Segundo a Agência Lusa, uma assessora de imprensa, um jornalista, um gráfico e um informático conseguiram, num ano e sem estarem a trabalhar em exclusividade para o projecto, «fazer um "Guia de Protecção de Dados" para orientar os professores, construir oito unidades temáticas para serem debatidas nas aulas, criar um espaço na página oficial da CNPD, um blogue juvenil e um menino virtual».

O DADUS tem, de acordo com o site do projecto, «duas componentes principais: a escolar, através da disponibilização de conteúdos temáticos aos alunos; e a extra-escolar, através da criação de um blog para a interacção directa com os alunos».

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá! Obrigado por divulgares o meu Blog. Desculpa assinar como anónimo, mas sou o Dadus. Quando precisares de alguma coisa, vai ao blog, ou escreve para projectodadus@cnpd.pt
bjs