domingo, 16 de dezembro de 2007

Uma distinção, um desafio


Avenida Central é o melhor blogue na categoria Cidade/Região


O Avenida Central é o vencedor da categoria Cidade/Região, na eleição dos melhores blogues portugueses de 2007, à frente de A Cidade Surpreendente, Portoponto, Alentejo Magazine, Beijós XXI, A Baixa do Porto, Inteirvenção Maia, Murça Terra de Encanto, Aqui d’Algodres, Alentejo Litoral e Cidadania LX. O blogue ficou em quatro lugar na categoria de melhor blogue Generalista.

Pedro Morgado vê este reconhecimento «como um estímulo para que Braga e o Minho entrem, em definitivo, no mapa do debate plural». «Esta distinção é de toda a blogosfera do Minho, constituindo-se como um autêntico desafio para que aumente a sua dinâmica e se torne ainda mais abrangente e activa na defesa do espaço comum», afirma.

O blogger tem-se esforçado por promover o debate para que a cidade de Braga não continue «amorfa e acrítica». «Manter um blogue regular numa cidade como Braga e dedicá-lo maioritariamente aos assuntos da terra é tarefa árdua e, tantas vezes, ingrata. Salvo raríssimas excepções, os órgãos de comunicação social regional não passam de meras agências de comunicação dos clãs mais poderosos do burgo, a política local é um deserto e a blogosfera regional é insipiente. Às vezes apetece parar», confessava a 7 de Novembro, dia em que o Avenida Central completou o primeiro aniversário.

Foi deste blogue que surgiu a petição “on-line” a solicitar um estudo para o regresso do eléctrico e incentivar o debate sobre o sistema de mobilidade em Braga, que reuniu mais de 820 assinaturas. Na sequência desta iniciativa, foi anunciada a realização de um estudo sobre a mobilidade na cidade. No passado dia 11, o administrador dos TUB adiantou que os resultados devem ser apresentados «entre o final deste ano e o início de Janeiro».

O Avenida Central lançou também o debate em torno da democracia participativa, a partir de 11 textos sobre esta matéria, escritos por pessoas de diferentes quadrantes da sociedade, desde políticos a jornalistas.

Por este blogue passam a defesa da regionalização, da união do Minho, da dinamização cultural e da participação cívia, bem como a luta contra as diferentes formas de discriminação que ainda pesistem na nossa sociedade.

Sem comentários: