sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Presépio em destaque

Foto ©DR, retirada daqui

No próximo dia 19, o Núncio Apostólico em Portugal inaugura a quinta edição do Presépio ao Vivo de Priscos, Braga, considerado o maior evento do género na Europa. Esta iniciativa com 600 participantes, que ocupam um espaço com cerca de 30 mil metros quadrados, tem vindo a afirmar-se como uma referência incontornável na época natalícia bracarense, começando a cativar pessoas de paragens cada vez mais longínquas.

Para além de mostrar como uma comunidade se pode unir em torno de um projecto comum, este evento tem a particularidade de chamar a atenção de uma forma atractiva para o elemento central do Natal, que é o Presépio. E, para além disso, de canalizar os donativos para uma vertente social, este ano concretamente para a construção do centro de dia, a recuperação da casa paroquial e a missão de Ocua (Norte de Moçambique).

Na apresentação desta iniciativa à comunicação social, o pároco de Priscos deixou a sugestão da necessidade de criação de uma rede de Presépios em Braga. «Não queremos que as pessoas nos visitem só a nós. É importante que visitem os outros», afirmou o padre João Torres.

Numa zona com muita tradição em Presépios, especialmente em Presépios movimentados, a proposta do sacerdote faz todo o sentido, não só do ponto de vista religioso, mas também do potencial turístico que um roteiro deste género apresenta.

Num tempo em que são os anúncios da Popota e da Leopoldina que anunciam a aproximação do Natal, todos ganharão se houver um circuito que mostre às pessoas a beleza do Presépio e que as guie pelas excelentes manifestações que há em diferentes localidades bracarenses. Estas são demonstrações genuínas da fé, da arte e da vontade das populações locais, muito diferentes das “aldeias e vilas Natal” que nesta época do ano estimulam ainda mais o consumismo.

Neste cenário, importa valorizar o que é genuíno, como está a fazer o Museu Pio XII, que apresenta na II Mostra de Presépios Regionais obras de artesãos como Júlia Ramalho, Conceição Sapateiro, Manuel e Maria Conceição, Helena Silva, Fernando Soares, Júlio Ferreira, Camila Silva, Júlio Alonso, irmãos Baraças, Júlia Côta, Manuel Pinha e irmãos Pias-Maria Jesus.

Existe, pois, potencial mais do que suficiente para se criar uma nova dinâmica em torno do Presépio. Haja vontade e apoios para que a essência do Natal volte a adquirir o esplendor que o Pai Natal ameaça tirar-lhe.

Presépio de Priscos no Twitter Facebook.

[Publicado no Diário do Minho, 4 de Dezembro de 2010] 

Sem comentários: