tag:blogger.com,1999:blog-201368369636579151.post3706903142624860678..comments2023-08-22T14:35:33.530+01:00Comments on A Culpa é Sempre dos Jornalistas: A lenta esperaLuísa Teresa Ribeirohttp://www.blogger.com/profile/05135073454951480731noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-201368369636579151.post-14221134555270158262008-08-27T01:20:00.000+01:002008-08-27T01:20:00.000+01:00Perdão as fotos são de Bagaúste e FERRÃO, ambas na...Perdão as fotos são de Bagaúste e FERRÃO, ambas na Linha do Douro.<BR/>Como são bonitas as árvores mas já não se efectuam cruzamentos de comboios no Ferrão...Dario Silvahttps://www.blogger.com/profile/15690420980872660060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-201368369636579151.post-13385372159049170482008-08-27T01:17:00.000+01:002008-08-27T01:17:00.000+01:00Nem em Portugal nem em nenhum país do mundo tem si...Nem em Portugal nem em nenhum país do mundo tem sido fácil ou eficaz a re-utilzação de património ferroviário edificado, vulgo "estações e apeadeiros".<BR/>Porque a tecnologia veio a dispensar, numa evolução secular, tanta mão-de-obra para fazer circular os comboios, muitos edifícios ficaram sem utilidade funcional. Ferroviariamente falando, deixaram de ser necessários.<BR/><BR/>E, no caso português, falo de largas centenas de ítens "abandonados". E o que fazer com os "restos" de uma era?<BR/>Não é fácil (nem barato, falando na batata quente) manter de pé centenas de casas e armazéns e dormitórios e oficinas para as quais não se encontra outra função ou novos inquilinos.<BR/>Há excepções, claro.<BR/><BR/>Comentando as fotos da Luísa:<BR/><BR/>1) Bagaúste - é a única estação/apeadeiro da actual Linha do Douro que está - de facto - degradado e, pior, com mau aspecto. neste local existiu uma unidade industrial de tranformação de pirites que fechou há longos anos. A fábrica, uma espécie de adamastor, foi desmantelada em 2006, creio. Também nesse ano, e talvez à boleia da Bola, TODAS as estações e apeadeiros do Douro foram PELO MENOS pintados... é, provavelmente, a linha com melhor aspecto... e para prevenir a tal degradação e vandalismo, vários edifícios foram vedados.<BR/><BR/>A 2ª foto: SEIXAS, Linha do Minho... devagar começa Seixas... já não carregamentos nem descarregamentos de volumes no apeadeiro de Seixas...<BR/><BR/>Para reflexão, um dos mais conhecidos casos europeus de perda de uso para uma (gigantesca) estação, CANFRANC.<BR/>Já foi uma importante estação fronteiriça entre a Espanha e França. O edifício principal tem uns meros 400 metros de extensão... a Canfrac chegam agora apenas dois comboios por dia....<BR/>- http://www.forbidden-places.net/urban-exploration-canfranc-railway-station<BR/>- http://www.railfaneurope.net/pix/es/station/Canfranc/pix.html<BR/>- http://en.wikipedia.org/wiki/Canfranc<BR/><BR/>Dario Silva.Dario Silvahttps://www.blogger.com/profile/15690420980872660060noreply@blogger.com